quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Curiosidade

O que aconteceu? Uma batida? Alguém morreu? Será que dá pra ver o corpo?

Às vezes me espanto com a curiosidade humana. Acidentes parecem ser os imãs mais potentes, no trânsito então, nem se fale! Batidas de carro sempre atraem os curiosos, ainda mais se houver vítimas.
Os olhos vão invadindo, e ficam. Logo são uma platéia. Querem ver se a vítima está morta, se quebrou algum osso, querem ver a cara retorcida de dor, ou a expressão serena de um morto. O que mais podem querem esses olhos?
Num dia , que agora eu não consigo me lembrar o nome (podia ser Segunda, Terça ou Quarta) nos deparamos com um acidente ( eu digo “nos” porque eu estava no ônibus). Tudo parado, barulho de ambulâncias. Um caminhão bateu em um carro. Mais do que ver o carro capotado, o que me espantou mesmo foram os pescoços esticados,os olhos curiosos, e os rostos na janela.
As pessoas não costumam olhar muito pela janela, se olham é sempre algo que não demora mais que alguns segundos. A não ser que na vista haja algum acidente.
Tem um ditado que diz que a curiosidade mata. Se mata eu não sei, mas que ela tem um gosto absurdo pela tragédia,isso tem.

Um comentário:

Nathy disse...

Hey Mari!!!
Nossa, é muito verdade! Eu li uma vez q o prazer de se ver uma tragédia está naquela expressão "antes ele do que eu". É como se vendo a tragédia dos outros um dia, ela então não fosse acontecer conosco hoje! Loucuras humanas!
Bjoooooos